Maca Peruana funciona?

maca peruana funciona

Mesmo sendo reverenciada a milênios devido suas capacidades medicinais incríveis, a Maca Peruana é um das mais novas promessas  do mercado de saúde natural.

A Maca ganhou a qualificação de superalimento, e isso foi mais do que merecido.

Os pesquisadores divulgam cada vez mais os benefícios incríveis proporcionados pelo consumo desse poderoso vegetal.

O que é Maca Peruana?

Também conhecida pelo seu nome científico, Lepidium Meynii, a Maca é um tipo de vegetal crucífero que veio dos Andes, no Peru. Ela tem uma aparência e um tamanho bem parecidos ao do rabanete ou do nabo.

De sabor bastante agradável, ela pode ser encontrada em pó após ser colhida e tratada para comercialização.

A Maca Peruana não é somente uma fonte natural de nutrição curativa, mas também carrega uma longa história relacionada ao fato de ser um superalimento seguro, consumido devido a esses benefícios a milhares de anos.

Além disso, ela é considerada um ‘’adaptógeno’’, um nome que é dado para algumas ervas, plantas e outras substâncias naturais que podem ajudar o organismo a atenuar o estresse do dia a dia.

E mais do que isso: a Maca consegue oferecer diversos micronutrientes considerados bem importantes, além de ser rica em antioxidantes.

Todos esses fatores melhoram a saúde sexual, equilibrando também as taxas de hormônios, aumentando o humor, memória e energia.

História da Maca Peruana

maca peruana

O uso da Maca Peruana pode ser rastreado por mais de 3.000 anos.

Historicamente falando, esse legume de raiz era utilizado pelos antigos peruanos como uma moeda de troca, já que era algo bem valorizado para o mercado graças às propriedades medicinais.

Ela foi utilizada para tratar uma série de doenças, como questões menstruais, câncer, estresse, fadiga, e afins.

Falam que os guerreiros da época inca até se enchiam da raiz antes de ir para qualquer batalha, aumentando sua resistência e força.

Quando o povo inca estava se expandindo pela região dos Andes, a Maca era considerada muito valiosa. Seu uso era bem restrito, sendo reservado apenas para a realeza.

Anos depois começou a ser importada para a Espanha, sendo também utilizada pela sua realeza para aumento de energia e absorção de maiores nutrientes.

Atualmente, a Maca Peruana é consumida em forma de pó ou mesmo de cápsula.

Porém, tradicionalmente a raiz fresca era cozida e depois consumida, já que o povo não conseguia comê-la crua, pois achavam que isso poderia causar alguns problemas na digestão e na glândula tireoide.

Maca Peruana vs Ginseng

Assim como a Maca Peruana, o Ginseng também é uma planta com propriedades medicinais, porém com raiz mais carnuda.

Os dois são utilizados na medicina tradicional há muitos séculos, e tudo indica que os benefícios para a saúde são bem parecidos, como a questão do aumento da memória, dos níveis de energia, redução dos sintomas de menopausa, redução de açúcar no sangue e afins.

Tanto a Maca quanto o Ginseng contam com antioxidantes poderosos, além de possuírem capacidade de promover uma ação anti-inflamatória eficaz.

Mas há algumas diferenças primordiais: estudos sobre o Ginseng descobriram melhora da função cerebral, bem como auxílio na perda de peso, aumentando a imunidade e auxiliando até mesmo no combate de células cancerígenas.

Além dessas diferenças, a Maca Peruana é considerada como um vegetal, enquanto o Ginseng pertence à família das Araliaceae, que é composta por arbustos e árvores tropicais.

O ginseng também tende a ser mais amargo, enquanto a maca tem um sabor mais de terra e nozes.

Benefícios da Maca Peruana

maca peruana beneficios

1. Rica em antioxidante

A Maca Peruana atua no corpo como um antioxidante natural, aumentando assim a presença de agentes antioxidantes no organismo, como a glutationa.

Os antioxidantes vão auxiliar na neutralização dos radicais livres nocivos, ajudando no combate de doenças crônicas e evitando danos as células.

Um estudo realizado em 2018 mostrou que os polissacarídeos que foram retirados da Maca possuíam grande atividade antioxidante e foram bem eficientes no combate aos danos de radicais livres.

Outro estudo com animais feito em Florianópolis (SC) descobriu que, administrando uma dose concentrada do produto em ratos, melhorou o status antioxidante no corpo e também diminuiu o nível de colesterol e de triglicérides no fígado.

Para completar, a Maca reduziu também o nível de açúcar no sangue, ajudando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas.

Há ainda um estudo que garante que o teor de antioxidante do extrato de folhas pode até mesmo proteger de danos neurológicos.

Melhorar o nível de antioxidantes no organismo pode trazer benefícios para a prevenção de doenças cardíacas, câncer e diabetes, além de prevenir do estresse oxidativo e danos celulares.

2. Melhora da energia, do humor e da memória

As pessoas que utilizam de forma regular a Maca Peruana em formato de pó informam que isso as deixam mais despertas, energizadas e também motivadas.

A energia que o produto proporciona acontece sem provocar aumento do nervosismo, ou mesmo sensação de tremedeira, como pode acontecer ao ingerir altos níveis de cafeína.

Diversos estudos comprovam que o impacto da Maca pode ser muito positivo. A manutenção da energia pode ter relação direta com a melhora do humor. Outros estudos já avaliam a melhora da depressão com o produto.

Pesquisas também descobriram que a raiz da Maca gera benefícios para a memória e para o foco.

Dois trabalhos com animais realizados em 2017 conseguiram comprovar a melhora da memória, em uma provável relação com alto teor antioxidante.

3. Melhora da saúde sexual das mulheres

Diversos estudos conseguiram confirmar que a Maca Peruana traz benefícios para a saúde sexual feminina por meio de diferentes ações.

A maca peruana consegue melhorar as questões causadoras da disfunção sexual e aumentar também o desejo das mulheres.

Comparado ao placebo, ela demonstrou bons resultados na melhora da função sexual de forma efetiva.

Outro estudo mostrou resultados parecidos, relatando ainda que a Maca apresentou boa tolerância e capacidade na melhora da libido e função sexual.

Em 2014, estudiosos identificaram que a sua raiz pode atuar na solução de sintomas psicológicos relacionados à função sexual em mulheres no pós-menopausa.

E de fato, a Maca Peruana teve capacidade de reduzir a depressão e a ansiedade associadas à menopausa depois de seis semanas de tratamento.

Fora isso, a Maca também pode equilibrar hormônios sexuais femininos e até aliviar sintomas da menopausa.

O equilíbrio dos níveis hormonais se mostra importante em diversos aspectos da saúde reprodutiva, podendo auxiliar na redução de sintomas de infertilidade, inchaço e ganho de peso.

4. Níveis de estrogênio equilibrados

Já há um bom tempo, a comunidade científica identificou o estrogênio como sendo o principal hormônio sexual feminino, responsável pela regulação do sistema reprodutivo.

Qualquer desequilíbrio nesse hormônio pode causar uma série de questões, como inchaço, menstruação irregular, alterações do nível de humor e mais.

Além disso, quando o nível de estrogênio está muito alto ou muito baixo, pode acontecer uma dificuldade na ovulação e na gravidez da mulher.

A Maca Peruana pode ainda auxiliar no equilíbrio dos níveis hormonais, controlando a quantidade de estrogênio no corpo da mulher.

Há um estudo que reuniu 34 mulheres na pós-menopausa precoce, onde foi utilizado um comprimido de Maca Peruana ou um placebo durante quatro meses, e por duas vezes ao dia.

A Maca não só ajudou, como equilibrou todos os níveis hormonais, aliviando tanto sintomas relacionados à menopausa, como os suores noturnos e as ondas de calor, aumentando ainda a densidade óssea.

5. Aumento da fertilidade masculina

Já para os homens, a Maca Peruana pode aumentar os níveis de testosterona, embora não haja nenhum embasamento científico.

Um estudo realizado no Peru descobriu que a suplementação com a Maca por cerca de 8 semanas conseguiu aumentar o desejo sexual dos homens.

Outro estudo realizado em 2019 descobriu ainda que a substância ajudou na melhora da qualidade e da mobilidade dos espermatozoides, dois fatores considerados importantes quando o assunto é a infertilidade masculina.

Além disso, a Maca Peruana pode beneficiar questões da disfunção sexual.

Esse foi o resultado de uma revisão realizada em 2010 que resumiu resultados de cerca de quatro ensaios clínicos que avaliaram os efeitos da Maca na libido, relatando ainda a melhora na disfunção sexual e o desejo sexual em homens e mulheres.

A Maca na nutrição

 maca peruana

A Maca Peruana consegue ser uma ótima fonte de proteínas, de fibra e também de diversas vitaminas e minerais, incluindo questões como vitamina C e ferro.

Além disso, ela conta com mais de 20 aminoácidos, com todos os oitos considerados essenciais. Muitos são fitonutrientes que promovem a saúde no organismo humano.

Além disso, há compostos vegetais que também podem ser benéficos, incluindo glicosinolatos e também polifenóis, uma escolha bem típica dentro da dieta vegetariana.

Cerca de duas colheres de sopa de Maca Peruana contém de forma aproximada:

  • 20 gramas de carboidratos;
  • 4 gramas de proteínas;
  • 91 calorias;
  • 1 grama de gordura;
  • 0,1 mg de riboflavina.
  • 2 gramas de fibra dietética;
  • 1,7 miligramas de cobre;
  • 0,2 miligramas de manganês;
  • 4,1 miligramas de ferro;
  • 0,3 miligramas de vitamina B6;
  • 70 miligramas de cálcio;
  • 560 miligramas de potássio;
  • 1,6 miligramas de niacina;
  • 79,8 miligramas de vitamina C;

Como consumir a Maca Peruana?

Todas as formas de consumo da Maca Peruana podem ser consideradas benéficas, porém, o produto em pó é o mais indicado, já que garante mais concentração da raiz pura.

A Maca é categorizada tendo como base a cor de suas raízes. A mais comum é a amarela, preta ou vermelha.

Todas as cores têm benefícios bem similares, mas algumas cores podem ser mais indicadas para certas condições. Por exemplo, a cor vermelha geralmente é a mais utilizada pelas pessoas.

Quanto ao gosto, a tendência é ter “sabor de terra”. Você pode adicionar uma pitada de noz e caramelo para melhorar. Funciona ainda mais adicionando cereais ou aveias, por exemplo.

O sabor também pode variar com base no tipo de cada uma das raízes, como a cor preta que carrega um gosto mais amargo, ou mesmo a creme, com gosto mais doce.

Maca Peruana em pó

maca peruana em po

A Maca em pó pode ser facilmente adicionada a bebidas ou mesmo misturada com outras receitas.

Muitas pessoas preferem colocar no micro-ondas ou aquecer o seu pó em altas temperaturas, porém, esse processo pode fazer com que alguns componentes sejam perdidos.

Na região da Cordilheira dos Andes, onde acontece o cultivo de Maca Peruana, os habitantes podem consumir até 1 kg da raiz fresca ou seca todos os dias. A grande maioria das pessoas se suplementa dessa forma por lá.

Não há uma dosagem padrão recomendada, porém, o melhor é começar com cerca de uma colher de sopa em pó, e ir aumentando para no máximo três colheres

Muitas pessoas gostam de tomar antes de começar sua rotina de exercícios para ter mais energia.

E devido ao gosto forte, muitas pessoas preferem utilizar em cápsula, por ser fácil de encontrar e de ingerir.

Maca Peruana em cápsula

Além da opção da Maca Peruana preparada pó, outra forma de consumo bastante popular entre os admiradores da substância são as cápsulas.

A favor delas pesa o fator da praticidade, afinal, a ingestão é simples, fácil e rápida. Basta você ter um copo d´água por perto para tomar o produto.

O mesmo não pode ser dito da Maca em pó, que precisa ser misturada a outros ingredientes e não é tão prática. Sem contar que o rendimento é menor se comparado às cápsulas.

Mas a vantagem preponderante da Maca Peruana em cápsula, sem dúvida, gira em torno do sabor – nesse caso, na ausência dele.

Enquanto o produto em pó pode ser considerado demasiadamente indigesto por conta do gosto forte de terra, a preparação em cápsula é totalmente insípida.

Por isso, cada vez mais as pessoas estão fazendo uso da Maca Peruana em cápsulas. Além de render mais, elas são bem mais agradáveis para consumir.

Qual é a melhor Maca Peruana em cápsula?

maca peruana capsula

Hoje em dia o mercado traz inúmeras opções de Maca Peruana em cápsula – e com fórmulas diferentes para atender as necessidades específicas de homens e mulheres.

Enquanto alguns produtos são desenvolvidos para proporcionar mais energia para o corpo humano, atenuar os sintomas do stress e controlar os sintomas da menopausa, outros direcionam seus agentes para aumentar a libido, otimizar a produção de testosterona e potencializar o desejo sexual.

Algumas marcas de Maca Peruana em específico têm recebido atenção especial dos consumidores por apresentar resultados genuínos e duradouros, melhorando a qualidade de vida e proporcionando a tão almejada sensação de prazer.

Melhor Maca Peruana em cápsula para homens

bull power

Começando com o produto específico para o público masculino, a marca que tem apresentado resultados mais eficientes é o Bull Power.

Antes de ser comercializada no Brasil, essa maca cápsula já havia sido testada em laboratórios no exterior e foi aprovada por consumidores de mais de 20 países.

O Bull Power é preparado com componentes 100% naturais, e sua fórmula foi desenvolvida para aumentar a energia e melhorar o desempenho do homem na cama, cuidando de problemas como disfunção erétil e ejaculação precoce.

Uma grande vantagem para o consumidor é que o Bull Power pode ser comprado diretamente pelo site oficial. Como não há intermediários, o custo do produto acaba sendo mais baixo.

Soma-se a esse aspecto, o fato de o fabricante oferecer descontos atrativos e realizar promoções em praticamente todos os meses.

 

site oficial bull power

 

Melhor Maca Peruana em cápsulas para mulheres

power red

O público feminino não fica atrás quando o assunto é Maca Peruana em cápsula – muito pelo contrário.

Entre várias opções boas e algumas dispensáveis, a marca que tem recebido mais atenção das consumidoras é o Power Red.

Esse suplemento se consolidou na liderança no mercado por entregar resultados extremamente poderosos. E quando as mulheres elogiam um produto, é porque ele é realmente eficiente e cumpre o que promete.

A maioria das mulheres usa o Power Red para elevar os níveis de libido e, consequentemente, despertar o desejo sexual para ter mais prazer na cama.

Mas o produto tem outros benefícios voltados ao bem estar da mulher, como o aumento da fertilidade, o alívio dos incômodos causados pela TPM e o controle dos sintomas ocasionados pela menopausa.

Assim como o Bull Power, o Power Red também pode ser adquirido diretamente do site oficial. E o melhor de tudo é que, dependendo do kit, é possível conseguir mais de 60% de desconto.

 

site oficial power red

 

Onde encontrar a Maca Peruana?

A essa altura do nosso artigo com certeza você deve estar se perguntando: ‘’onde posso adquirir esse belo produto?’’

Graças à grande popularidade, a Maca Peruana está disponível em diversas lojas de produtos para saúde, farmácias e até mesmo lojas online.

O ideal para garantir sua segurança é sempre consultar o site oficial do produto, já que o mercado também está cheio de compostos falsificados, e isso pode prejudicar sua saúde.

Precauções ao consumir Maca Peruana

maca peruana

A Maca Peruana é considerada segura para a grande maioria das pessoas e pode ser consumida com um risco mínimo de efeitos colaterais, dessa forma, há algumas pessoas que podem preferir ingerir com moderação, mesmo o risco sendo bastante reduzido.

Se há algum problema de tireoide, será necessário manter a ingestão de forma moderada, evitando ainda o consumo cru.

Tudo isso acontece porque há goitrogênicos, que são substâncias que podem atuar prejudicando a função da tireoide, principalmente para as pessoas com problemas nessa glândula.

Por isso, verifique com um médico se há presença de hipotireoidismo ou algum histórico de problemas de tireoide.

Por conta dos seus efeitos, os médicos acreditam que a Maca não deve ser consumida por indivíduos que dependem de medicamentos de alterações hormonais para o tratamento de doenças como câncer de mama ou próstata.

Indivíduos com pressão alta também não devem consumir a maca por conta dos efeitos colaterais.

Já há uma pesquisa, ainda limitada, sobre o uso da Maca em mulheres grávidas e em fase de amamentação. Até que seja confirmada a segurança, o melhor é pedir orientação médica antes do uso.

Para fechar com chave de ouro

Para recapitular os principais pontos e fechar com chave de ouro, leia os resumo abaixo antes de tomar a decisão certa: comprar a Maca Peruana!

  • Maca é um vegetal considerado raiz que também é rico em antioxidante e nutrientes, como por exemplo, vitamina C, cobre e ferro;
  • Tem sido utilizado por milhares de anos, com eficiência já comprovada em relação a saúde sexual e níveis de libido;
  • Melhora a energia;
  • Melhora o humor;
  • Beneficia a memória ;
  • Equilibra os níveis de hormônio.
  • Maca Peruana está disponível em diversos lojas de saúde, e lojas online em forma de pó, líquido, cápsulas e afins. Mas o recomendado é sempre ir até o site oficial para garantir o originalidade do produto;
  • Além disso, pode ser adicionada a refeição, e usada também antes da rotina de exercícios para maior energia;
  • E juntamente com uma dieta rica em nutrientes, e um estilo de vida saudável, uma ou duas colheres por dia, podem melhorar de forma significativa a sua saúde.